NOITE DA AGONIA

 





Na madrugada de 12 de novembro de 1823, um decreto emitido pelo imperador D. Pedro 1º determinou a dissolução da casa parlamentar que estava encarregada de elaborar o que seria a primeira Constituição do Brasil, então independente de Portugal há apenas um ano.

Segundo o texto imperial, a Assembleia Constituinte havia "perjurado ao tão solene juramente que prestou à nação de defender a integridade do império, sua independência, e a minha dinastia".

Para alguns especialistas, foi o primeiro golpe institucional do país. Além de fechar o Legislativo, o imperador determinou a prisão de 14 deputados — seis dos quais foram condenados ao exílio e enviados à força para a Europa.

O episódio — e toda a confusão que o precedeu — entrou para a história como a Noite da Agonia. "Tinha fim a primeira experiência parlamentar nacional", diz o historiador José Theodoro Mascarenhas Menck em seu recém-lançado livro 1823: A Constituinte Interrompida. Ele diz que, na ocasião, "foi sacrificada a primeira Assembleia Constituinte do Brasil, encarnação da soberania nacional."


Até amanhã, se Deus permitir!



 


(Retirado do site: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/11/12/noite-da-agonia-200-anos-do-primeiro-golpe-do-brasil.ghtml)
André Jofre
                                                                             Radialista-Setor Locução
                                                                                  DRT-27193-SP-150724

 

Comentários