“Desejada desde o século XIX (1875), o projeto de construção da ponte é de 1965, impulsionado pela ditadura militar (1964-1985) e com o decreto de construção assinado em 1968 por Costa e Silva, dando continuidade à política rodoviarista implementada ainda no governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961) com o mote desenvolvimentista. Apesar de ser um elemento integrador entre a capital do Estado e a proeminente Niterói (que por quase 100 anos foi a capital do Estado do Rio de Janeiro), a política rodoviarista há de ser repensada nos dias de hoje. A ampliação do contingente de rodovias, pontes e viadutos não é a solução mais eficaz para o trânsito intenso, mas, sim, o incremento do transporte público de massa por meio de trens e metrôs”.
Ana Vitória Wernke
Advogada, doutoranda em Urbanismo
Até amanhã, se Deus permitir!!!!
(Retirado da Folhinha
ao Coração de Jesus do dia 28/02/24)
André Jofre
Radialista-Setor
Locução
DRT-27193-SP-181124
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