EDUCAR PARA CONSTRUIR

 

Emília Ferreiro (Argentina: 1936) é psicolinguista e educadora, considerada a maior influência na educação brasileira das últimas décadas. Sua pesquisa deu continuidade ao estudo de Jean Peiaget sobre o desenvolvimento natural da criança, em um campo ainda não explorado, a psicogênese da língua escrita. Chegou ao Brasil nos anos de 1980 e mudou a concepção sobre alfabetização, causando impactos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. A teoria construtivista não apresenta um método pedagógico, mas revela como a criança constrói a leitura e a escrita com lógica individual, passando por etapas, avanços e recuos, até se apropriar do código linguístico e dominá-lo. Os métodos de ensino pautados no construtivismo nos revelam: ler não é decifrar, escrever não é copiar”.


 
Ana Maria de Andrade
www.anamariadeandrade.com

Belém/PA

Até segunda-feira, se Deus permitir...

(Retirada da Folhinha ao Coração de Jesus do dia 1706/24)
André Jofre
                                                                          Radialista-Setor Locução

                                                                               DRT-27193-SP-240725

Parte superior do formulário

Comentários